domingo, 21 de dezembro de 2008

MENSAGEM DE FINAL DE ANO

Grande Oriente de São Paulo
Federado ao Grande Oriente do Brasil

Grande Secretaria de Cultura e Educação Maçônicas


Meus irmãos:
O ano de 2008 finda coroado de êxitos, vitórias e surpresas positivas.

Durante o breve período da gestão dos irmãos Benedito Marques Ballouk Filho e Mário Sérgio Nunes da Costa que se esvaiu os sucessos foram muitos, como muitas foram as inovações em prol da Maçonaria Paulista.

Pessoalmente tenho muitos motivos para comemorar, já que a Grande Secretaria de Cultura e Educação Maçônicas-GOSP neste ano e meio atendeu mais de 30.000 pessoas, realizando eventos na Capital e em várias regiões do interior do Estado, lançando a Revista Cultural Gosp On Line, criando o Núcleo de Estudos Maçônicos, tornando legalmente estabelecido o Museu Maçônico "José Bonifácio", inovando com o lançamento de peças teatrais e buscando parcerias (em fase de implantação) com instituições de seriedade inenarrável, como a USP, apenas para citar algumas das atividades.

A equipe que se aglutinou em torno do projeto traçado para a Grande Secretaria de Cultura e Educação Maçônicas-GOSP, em completa concordância com aquilo que foi planejado para o próprio Grande Oriente de São Paulo, assusta pela dinâmica, pelo esforço crescente e pela ausência de interesses, inclusive relacionados à vaidade, com que prestam seus serviços.

Muitos dos irmãos que prestam seus serviços sequer são nomeados para tanto e em nenhum momento sequer sugeriram distinções ou pompas, com isto permitindo que fosse reduzido sensívelmente o número de aventais de autoridades maçônicas.

A estes irmãos, cuja menção nominal é inviável dado o elevado número de pessoas, meu pessoal agradecimento e o agradecimento do Grande Oriente de São Paulo-GOSP.

Os serviços seriam infrutíferos não houvesse procura e aproveitamento.

Assim, aos irmãos, cunhadas, sobrinhos e simpatizantes que participaram de eventos desta Grande Secretaria, igualmente o reconhecimento e o agradecimento.

Em 2009 teremos outras novidades e continuaremos investindo nos diversos acertos até aqui conseguidos.

Um especial agradecimento aos irmãos Armando Ettore do Valle e Carlos Brasílio Conte, que comigo dividem a responsabilidade quanto à Cultura e à Educação Maçônicas na jurisdição.

Estes, dentre outros irmãos, muito minimizam minhas preocupações e elevam minhas satisfações.

Que o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, nos ensine a colher os maravilhosos frutos que colocou ao nosso dispor... Que nossa fraternidade se fortaleça... Que a prosperidade, a paz, a saúde, a harmonia, a concórdia e a felicidade sejam nossas companheiras inseparáveis e eternas, mas principalmente que consigamos perdoar os erros alheios, as distorções de comportamento e postura que eventualmente encontrarmos e que estejamos sempre prontos para servir ao próximo e ao distante para a glória Daquele que é O Senhor dos Mundos e Supremo Árbitro, a quem é devido todo o bem que fizermos.

Feliz Natal e um maravilhoso 2009!

Irmão Valter Sergio de Abreu
Grande Secretário de Cultura e Educação Maçônicas
Grande Oriente de São Paulo

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CONCURSO DE MONOGRAFIAS JOSÉ BONIFÁCIO

A Grande Secretaria de Cultura e Educação Maçônicas do Grande Oriente de São Paulo

Comunica os nomes dos dez (10) irmãos classificados para a final do "Concurso de Monografias José Bonifácio".

Infomando que a homenagem aos ditos irmãos e a premiação dos três (03) Primeiros colocados , transcorrerá no próximo dia 26 de janeiro de 2.009 às 20:00 hrs no Templo Piratininga, em sessão Magna Pública da Loja do Grande Oriente de São Paulo, formada pelos Grandes Oficiais, com a presença de nosso Eminente Grão Mestre Benedito Marques Ballouk Filho.


Gilberto Brandão Marcon ARLS Templários da Justiça - 0482
Gilberto Penteado Junior ARLS Trabalho - 0238
José Evaristo Puga Junior ARLS Estrela de Santos - 1156
Moacir R. S. Filho ARLS Rangel Pestana - 1085
Nestor Rodrigues da Silva ARLS Aurora Guaçuana - 3551
Orlando Galante Rollo ARLS Barão de Mauá - 3521
Rafael Gomes Mariano ARGB Gen .´. Moreira Guimarães IV - 1249
Ricardo Najar ARLS Jacques De Molay - 2778
Rodrigo Marino ARLS Carlos Gomes - 2972
Walter Tebet Filho ARLS União e Fraternidade - 1284

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Palestra: CAMINHOS PELO MUNDO

Dia 06 de Dezembro, Sábado, as 10:00 hs.
Palestra: “Caminhos pelo mundo”
Palestrante: Omar João Zacharias
Esta Palestra é aberta ao PÚBLICO.




Omar João Zacharias é membro da Grande Secretaria de Cultura e Educação Maçônica do Grande Oriente de São Paulo.

INFORMAÇÕES, SUGESTÕES E DÚVIDAS: nemgscem@gmail.com
Evento gratuito, solicitando-se a doação de um quilo de alimento não perecível para beneficência. Palácio Benedito P. M. Tolosa - Grande Oriente de São Paulo
Rua São Joaquim, 457 - Liberdade